A imagem diz o momento
Sombrio, entristecido, desamparado, solitário, calado, decepcionado, sem sentido, sem rumo. Parece ser assim o que diz esta foto do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) capitado no blog de Josias de Souza (o link tá ao lado), neste domingo.
A imagem diz o momento. Momento que não se imaginava vivenciar e por isso seus olhos parecem estar perdidos no tempo e no espaço. Um olhar meio morto muito mais de tristeza do que propriamente de morte física contradiz com a postura do senador quando este estava no ápice da carreira política e o assédio da imprensa em relação a ele era muito mais para abordar sobre os outros políticos, o Senado e às vezes ele mesmo. O primeiro plano desfocado, dando uma sombra de um objeto imaginável, quase que demonstra um pouco do esconder da aparição. Do encobrir algo muito maior do que está sendo exposto. Neste close, nada preparado logisticamente, o senador está visivelmente perturbado. Com traços fortes em sua testa que desenham curvas de conflitos e decepção.
A imagem diz o momento quando o semblante do senador não exala superação, resultado satisfatório, conquistas. Ao contrário. Mostra que diante da pressão social, dos discursos ou não dos seus pares e da abordagem que a mídia dá ou não em relação ao “Caso Renan versos Mendes Junior versos jornalista versos filha”, o homem que veio das Alagoas conquistou a capital política e assumiu parte do poder nacional está caído. Frágil como uma flor que se dissolve com um vento repentino. Renan mostra uma dor quase que contável.
Abatido na cor da pela, na alma, na calma, no intimo. Nesse contexto pode-se dizer que absolutamente a imagem captou o momento.
[Carlos Laerte] [clasmarketing@iol.com.br] [www.clascomunicacao.com.br]
ResponderExcluir"...A imagem diz o momento". A abordagem da foto feito notícia fala alto pelas entrelinhas, aqui seriamente captadas pelo olho de quem quer ver. Valeu a interpretação.
18/06/2007 08:45
[Mário Pires]
ResponderExcluir"Uma imagem vale muito mais que mil palavras". Sem mais comentários. Grande abraço e parabéns pelo blog.
18/06/2007 09:09
[GleideMello] [gleidemello@hotmail.com]
ResponderExcluirSeria realmente muito bom que a descrição psicológica do possível estado emocional do senador Renan Calheiros, feita com propriedade por você, de fato, correspondesse à verdade e servisse para que o aludido político, a partir do asqueroso episódio que o envolve, refletisse sobre a crise moral e ética que se abate sobre o congresso nacional e outras instituições deste país. Ele é também protagonista desse drama nacional. Se é verídico o estado de abatimento, não sabemos. Mas, o comportamento corrente no meio político nos leva a crer quer, no seu íntimo, o presidente do senado age como os seus pares em situação semelhante: tranqüilamente, dada a certeza de impunidade, para escarnecer depois de todos aqueles que realmente clamam por justiça.
19/06/2007 09:53
Diego Costa] [diegocosta21@yahoo.com.br]
ResponderExcluirA imagem mostra é um vagabundo que enriquece com dinheiro ilícito, que desvia verba, que multiplica o seu patrimônio em poucos anos. Mostra um dos maiores coronéis de Alagoas. Pena que ladrão de colarinho branco não vai pra cadeia... Pau no lombo do safado!
18/06/2007 14:40