domingo, 30 de dezembro de 2007

A paisagem do Recife

Foto Junior

O Recife tem umas coisas que intrigam o olhar mais atento dos sensíveis e zelosos por uma urbanização descente. A poluição visual-publicitária esta deixando a paisagem mais triste. Sem dúvida isso é uma questão de responsabilidade pública e sobretudo de decisão política. Isso existe no Recife?

Nada a ver com preconceito a propaganda externa, muito pelo contrário, sendo esta uma ferramenta a favor da divulgação de produto e quando bem exposta e trabalhada, tem resultados extremamente satisfatório.

A questão básica é que muro, ruas, poste, pontes... não há um só lugar da paisagem urbana que não esteja ocupado por placas, luminosos, lambe-lambe, totens, tabuletas e outras coisas que alguns chamam de “mídia externa”.

Que tipo de política pública está sendo feita para regularizar isso? Por que em plena praça pública políticos podem colocar tabuletas de saudação tomando conta do "pedaço" como objeto pessoal? Por que logo os políticos?

A fixação na mente? Possivelmente a pior. Afinal, entender e assimilar objetos em tabuletas ou outdoor já é uma tarefa natural dos que vivem em metrópoles, agora engolir propaganda demagoga de políticos é querer demais do contribuinte que paga impostos e quer ser cidadão.
As pessoas nos centros urbanos estão sempre correndo pelas avenidas principais como se o tempo fosse terminar em cada instante e o um turbilhão de carros se entrelaçam como se concorressem com o tempo para saber quem chegará primeiro. Isso já é muito pra gente!!
Políticos e poluição visual à parte. Nada como contemplar uma paisagem rica em água e frutífera em desenvolvimento. Recife, preserve sua paisagem!
Afinal, a cidade é formada por gente e a história também.

0 comentários:

Postar um comentário