terça-feira, 11 de novembro de 2008

A caixa preta da prefeitura de Juazeiro


Depois de uma eleição, e neste caso estamos falando do município, é muito natural (pelo menos deveria ser) o processo de transição entre o ainda atual prefeito e o novo que vai sentar na cadeira a partir de janeiro.

Em Juazeiro/BA, parece que as coisas não são tão naturais assim. Aliás, não é um privilegio só de Juazeiro, mas Jaboatão dos Guararapes (juntinho do Recife/PE) tem um processo de transição pra lá de conturbado e, diga-se de passagem, muito pior do que a cidade vizinha a Petrolina.

E por que uma transição tem que ser tão complicada? O que existe de tão importante na “caixa preta” da prefeitura?

Imaginemos quando mudamos de casa. Fazemos uma geral em tudo e jogamos no lixo (às vezes) uma série de coisas que vão amontoando com o tempo e a gente não se dá conta do quanto isso cresce em volume.

É mais ou menos por aí que uma prefeitura em final de gestão faz. Agora, o difícil é fazer isso tudo e passar informações preciosas que estão guardadas a sete chaves mas que devem ser reveladas independentemente do partido que vai assumir.

Xiiiiii...aí é onde mora o problema. Afinal, lembrando novamente da nossa mudança de casa, temos tantas coisas guardadas que não queremos expor. Coisas que são nossas e devem ficar bem escondidinhas. No entanto, em se tratando de uma prefeitura não podemos pensar da mesma forma.

As gavetas devem ser esvaziadas dos guardados a sete chaves. Tudo tem mais é que ser exposto, apresentado, conhecido, revelado...
Como uma nova gestão pode começar a planejar em médio e longo prazo sem o conhecimento dessas informações?

Vale ressaltar algo interessante. Tudo, absolutamente tudo que faz mover uma gestão municipal deve ser de conhecimento público.

Isso porque até onde sabemos, elegemos pessoas para gerir a coisa pública, aquilo que pertence de direito ao povo, uma vez que é este mesmo povo que paga os salários dos gestores.

Já que vamos pagar a fatura é mais do que justo cobrarmos o extrato.

5 comentários:

  1. Arrasou Teresa! Muito bom esse texto. Gostei muito. As comparações ficaram bem interessantes.

    Adorei. Parabéns!

    Naiara Soares

    ResponderExcluir
  2. Teresa, Teresa...
    Mais uma vez voce se aventura no que poderá vir a ser sem nenhuma base no futuro.
    Fala de Caixa preta, de gavetas e coisas guardadas que não querem expostas...
    Ouvi, logo depois das eleições o pronunciamento de Misael sobre a transição e nada, até o presente momento me faz acreditar no contrário.
    Ai vem voce com gavetas e armarios de sete chaves...
    E do outro lado (do mesmo, na verdade...) o eleito que ainda não sabe o que quer, pra onde vai, o que vai fazer, quem vai nomear e passa o tempo todo administrando egos e acalmando os apetites de seus (estes sim conhecidos, conhecidissimos...) inventores....
    Teresa, Teresa....
    Menos sede ao pote, menos apetite para conhecer...

    ResponderExcluir
  3. Mas como toda e qualquer caixa preta de um simples avião a resistencia do material que compoe a caixa e extremamente forte, e em um acidente, a pericia tecnica tem dificuldade de encontrar e abrir essa caixa.
    Ja nas prefeituras nem se quer existem vontades em revela esse conteudo, as informações da caixa municipal são um tanto resguardadas,seja pelo comprometimento de quem for ou pela dificuldade de se achar essa tão cobiçada caixa preta, o fato é que certamente não teremos informações sobre os acontecido internos a prefeitura municipal, mas nas epocas eleitorais deveremos estar preparados pois, caixas pretas apareceram abertas por todos os lados, seja por opositores ou situacionistas.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Professora! continui me enviando novas postagens, estão massa suas colocações

    ResponderExcluir
  5. Teresa,
    Não tenho ideia quem é essa tal pessoa "anonima"que escreve comentários no teu blog...sempre quando vc fala de Juazeiro/BA. Parece ser alguém mal amado, mal resolvido..mal qualquer coisa...e que tb não se defeniu......é cada uma que ainda vejo nesse mundo!!!
    Ana Claudia - jornalista e estou em São Paulo, tá, anônimo....

    ResponderExcluir