domingo, 24 de agosto de 2008

Guia eleitoral: um teatro na TV


O berço do teatro sempre foi à Grécia. As representações tomaram, no inicio do século V a.C. grande importância. Eram manifestações da superioridade e magnificência de Atenas e um momento alto na vida das polis.

Em Atenas o espetáculo sempre corria entre a tragédia e a comédia. O povo, em silêncio, refletia de forma profunda o conceito daquelas palavras que eram verbalizadas nos palcos, nas arenas. As encenações beiravam o propósito do sonho e da realidade.

No século XVI na Inglaterra, na época do reinado de Isabel, falecida em 1603, foi o momento de ouro da dramaturgia britânica, inteiramente dominada pela personalidade artística e pelo gênio criativo de Shakespeare, exercido por ele e por seus companheiros da Companhia do Camarlengo na sua sede à beira do Rio Tâmisa, o Globe Theatre.

Romantismo, drama, tragédia e comédia. O teatro fez escola e formou o cinema, o rádio, a TV...os atores, os políticos...

Qualquer semelhança entre o teatro daquela época com o guia eleitoral que assistimos hoje na Tv não é mera coincidência. Afinal, foi o teatro a escola da interpretação. Os atores políticos são protagonistas de um espetáculo.

Existe um texto, uma direção, um conteúdo a ser passado e o desejo de fisgar o espectador, neste caso, o telespectador, ou melhor, o eleitor. A verdade? Bom, esse elemento está dentro de um contexto programático que envolve a linha editorial do marketeiro político que determina ou simplesmente indica o que o candidato deve dizer, fazer e sentir.

Para quem não pode assistir às peças em casas de espetáculos pelo menos tem a oportunidade de saber que o teatro, o ator, a representação de uma cena têm tudo a ver com a produção do guia eleitoral.

Ao falar para câmara como se estivesse encenando numa platéia o ator, ou melhor, o candidato é um mero repassador de mensagens que muito longe de entender esse processo como real, fica o telespectador a compreender que naquele discurso as verdades não são percebidas e sim representadas.

O resultado desse teatro? Vamos esperar que às urnas respondam.

0 comentários:

Postar um comentário