sábado, 16 de agosto de 2008

Transparência Brasil

Estudos sobre atuação da imprensa na cobertura de programa de fiscalização de municípios

A Transparência Brasil apresenta três estudos que abordam alguns aspectos da cobertura jornalística de um programa da Controladoria-Geral da União (CGU) que fiscaliza municípios. As análises foram feitas a partir de pesquisas na base de dados do Deu no Jornal, projeto da Transparência Brasil que reproduz reportagens sobre corrupção publicadas na imprensa brasileira.

Um dos relatórios destaca a baixa atenção dada ao programa por jornais dos três estados mais ricos do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Por outro lado, nota-se que a Paraíba é o estado onde há maior acompanhamento das ações deste programa da CGU por parte da imprensa.

Outro aspecto analisado foi a disposição da imprensa em ir além dos dados repassados aos jornais a partir da conclusão dos relatórios da Controladoria.

O Deu no Jornal é o único sítio de Internet brasileiro em que podem ser acessadas livremente as reportagens sobre corrupção e controle publicadas em mais de 50 jornais e revistas de todas as unidades da federação.

Fonte: Transparência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário