domingo, 31 de agosto de 2008

Por que o Recife fede tanto? Parte 1

Foto: O Globo Thumbnail


A orla mais linda do Nordeste, o histórico Bairro do Recife, uma beleza misturada entre a arquitetura colonial e a pós moderna, a consolidação da terra dos mascates, uma cidade bela e aconchegante...

Foi assim que desenhei minha cidade Recife para meus alunos de Jornalismo da Universidade do Estado da Bahia que saíram do campus III em Juazeiro para fazer uma pesquisa nos veículos de comunicação na capital pernambucana.

A minha paixão era tão exacerbada que contagiava todos. Embora o desafeto entre baianos e pernambucanos fosse relembrado em quase todos os 836 km de distancia, a expectativa de encontrar a tão maravilhosa “Veneza brasileira” era maior que as diferenças.

Nem bem chegamos, passamos pelos Coelhos e podemos ver o descuido com o bairro. Ao entrarmos na Rua da Aurora.. ah! Aurora... Antes, registro obrigatório dos clics fotográficos, hoje, uma decepção de paisagem.

O hotel, às margens do tradicional Rio Capibaribe, não poderia ser diferente. A fedentina entrava por nossas narinas sem pedir licença. Diante da vista cinematográfica o comentário não poderia ser outro: “Poxa, como esta cidade fede”.

O espanto dos alunos chegava mesmo a incomodar. Como entender um rio lindo como aquele cheio de lodo as margens da sacada, e muito lixo nadando sem direção. A cena era tão cruel que se parecia ouvir o clamor de ‘socorro’ do Capibaribe aos visitantes.

E não poderia falta à piada, professora, este é o seu Recife?

8 comentários:

  1. Fede claro, queria que mangue fosse cheiroso?
    Sair de Juazeiro e reclamar que o Rio Capibaribe fede sem saber que mangue é decomposição de matéria orgânica é melhor ficar calado e em Juazeiro. As maiores cidades do mundo tem seus problemas. Salvador cheira mal, o centro do Rio fede, SP fede... até Paris fede a mijo com coco nas ruas, e as vezes muito lixo.

    Cheiroso mesmo é dormir agarrado com um pai de chiqueiro.

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos nos lugares que fui em SP não senti nenhum fedor. Fui na Rua Augusta, Av. Paulista, Vila Madalena, Seringueira e não senti um fedor igual a Recife.

    Sou Recifense e moro em Recife. A cidade fede pra CARALHO. E não é reclamar do Capibaribe. O Capibaribe é podre, e é o menor problema de Recife. Nem se compara ao canal de merda que segue na Av Agamenon Magalhães.
    E sem contar que muitas vezes vejo pessoas jogando lixo da janela do ônibus sem a menor vergonha na cara.

    O problema de Recife além da prefeitura fudida que não ta nem ai pra o povo, é o próprio povo.. Ah, reclamar de Recife é bom demais, mas cade a educação do povo recifense?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recife fede, e os culpados são os próprios moradores e a prefeitura que não cuida. De que adianta uma arquitetura belíssima e mal cuidada? Perfeita sua colocação.

      Excluir
  3. Recife fede muito, eu sou daqui e morro de vergonha do povo sujo e canalha que tem nessa cidade. Povo que não sabe falar, só sabe se amostrar. Cidade velha mais suja, muito suja.

    ResponderExcluir
  4. Recife , Olinda e Pernambuco interior tem um mau cheiro terrível. Tem muitos canais de esgotos a céu aberto , sem falar nas montanhas de lixo espalhadas. Tem muitos animais também pelas ruas.

    ResponderExcluir
  5. Sou recifense, e acho que em termos de beleza, apenas o Rio de Janeiro suplanta a Veneza Brasileira. Ali temos muito mangue, lugar de materiais orgânicos em decomposição; some -se a isso o descaso das autoridades e até do próprio povo, que não colabora em nada para a limpeza da sua bela terra. Recife, de fato, fede. Já em 1839, o naturalista Charles Darwin registrou essa situação no seu diário.

    ResponderExcluir
  6. Aí que dor😢 eu ouvir e ver isso. Sou do Rio de janeiro, e sei o que é descuido das autoridades. Gostaria muito que o rio Capibaribe fosse despoluído, para quando eu voltar ao Recife, poder admira-lo.
    Aqui em nossa cidade, a Baía de Guanabara também é poluída muito.

    ResponderExcluir