A imprensa escrita parece não ter mais tantos elementos para atrair o leitor e busca trazer à tona a tão discutida espetacularização midiática.
Hoje (13/08/08) o Jornal do Commercio faz uma chamada de capa, Show de ousadia em assalto a agência do Banco do Brasil no Espinheiro, ratificando a máxima de que a “notícia ruim é o que faz vender”.
Com um título sugestivo a trágica-comedia a proposta tenta chamar a atenção do leitor para algo inusitado. Como se falar de assalto fosso sempre tão corriqueiro e exatamente numa cidade como o Recife e neste caso é preciso muito mais do que simplesmente informar. É preciso glamourisar para fisgar o leitor e mostrar que assalto espetacular não é um privilegio apenas do Rio de Janeiro e São Paulo.
A gente também produz esse tipo de tragédia. E por que a imprensa não evita esse tipo de chamada?
A palavra show nos remete a um evento de entretenimento e geralmente está associada a espetáculo, na essência da palavra, e de forma positiva e estimulante.
Portanto, vejo como totalmente desnecessária a chamada espetacularizada, mesmo que a ação dos bandidos tenha sido “cinematográfica”. Isso nos leva a pensar sobre a influência imagética do cinema como ficção e a tal realidade que nós da imprensa pregamos como absoluta.
A pergunta é? A quem interessa saber que o roubo foi um “show de ousadia”? Se assim fazendo não estamos estimulando os nossos bandidos de carteirinha a buscar cada vez mais ser comparados aos heróis “roliudiano” e, portanto estar na mídia “fazendo seu show”?
É uma reflexão que cabe a nós enquanto imprensa fazermos.
Agindo assim estamos alimentando a “sociedade do espetáculo” e nada contribuindo em termos de informação. Lembro ainda que dentro do caderno Cidade, para o qual a chamada foi destinada, o título da matéria já teve outra posição: “Um assalto rápido e ousado”. Fizeram o quê com o “show”?
Parece que já chegou a hora do Jornal do Commercio (e já é tarde...) pensar na contratação de um ombudsman (o que já acontece, desde 1989, em alguns jornais de grande circulação) para melhor refletir sobre essas questões.
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
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Concordo com você. O espetaculo da notítica mais parece um drama de facas afiadas do que mesmo uma solução para a informação. Tá mesmo no momento de fazermos uma reflexã sobre isso.
ResponderExcluirAqui no Rio a gente sente na pele.
Rejane Sachs - jornalista - Rio de Janeiro
Acho q vc tá precisando é de um namorado. :P
ResponderExcluirFez parte do Grupo JC e hoje fala mal dele.
ResponderExcluirCredibilidade zero!
Show de bola,
ResponderExcluir"assalto espetacular não é um privilegio apenas do Rio de Janeiro e São Paulo"
valeu
Teca,
ResponderExcluirTem gente que não se assumi mesmo.Escreve um comentário e não tem coragem de dizer o nome. O seu texto é legitimo e não tem nada a ver o fato de vc já ter trabalhado no Sistema JC. Afinal, vc é profissional da comunicação como jornalista, sociologia e professora de um curso de jornalismo de universidade publica. Ë isso aí minha amiga... a midia tá precisando ser debatida... parabéns pelo blog. Isto sim é show de bola
Ana Paula
Jornalista e publicitária
São Paulo