domingo, 22 de julho de 2007

A dupla dinâmica ACM e Roberto Marinho

(Foto site Uol)

Qualquer semelhança entre as duas fotos não é mera coincidência. Afinal, temos que entender que a propaganda, a publicidade e a imprensa tomaram outros rumos a partir de Hitler e do seu ministro da comunicação, Herr Goebbels.

Seus exemplos de manipulação e poder fizeram muitas escolas. Seus ensinamentos formaram tantos outros ditadores de médio ou menor porte. A dupla dinâmica ACM e Roberto Marinho é um desses exemplos. Exageros à parte, o poder da comunicação que defini e domina qualquer que seja a informação na Bahia está totalmente centrada neste “governo” criado pelo então senador Antônio Carlos Magalhães.

Hoje, há textos em jornais que além de adjetivar positivamente o perfil do então “herói baiano”, chegam mesmo a justificar a forma agressiva de ACM em fazer política com os chamados “avanços” da Bahia. É bom registrar que paralelos como esse poderiam ser feitos em relação a economia alemã na época de Hitler. Trazendo isso para nossa praia, em pleno Brasil da ditadura (apoiada pelo coronel urbano Antonio Carlos Magalhães) também houve focos de crescimento. Se assim o for, não interessa então os 'modus operandi' do chamado “Toninho Malvadeza” para obter concessões, verbas, empresas e poder. O que interessa é que o povo baiano está chorando (e a mídia alimenta isso) porque perdeu um desbravador que amou a Bahia acima de todas as coisas e inclusive passando por cima de todas as regras básicas de convivência humana.

A pouca memória do povo brasileiro, baiano, muitas vezes tem a ver com o pouco esforço da mídia na divulgação e realimentação das informações para não deixar apagar as marcas da nossa história (ainda tão recente). Na medida em que trazemos este passado à baila, muitos que não sabiam ficam conhecedores. Muitos que viveram na pele o “mandonismo” político de coronéis e militares na época da ditadura e pós-ditadura trazem na memória estes fatos que mancharam a nossa história.

No entanto, é através desse recontar os fatos que podemos avivar a memória de muitos e continuar lutando para tornar este país, verdadeiramente, uma democracia.

1 comentários:

  1. Caro Mário,

    Tanto respeito sua opinião que eu mesma peguei o seu texto no meu e-mail e postei aqui. Amigo, fico triste em saber que vc defende um ditador. Sobretudo porque vc está olhando apenas de forma simplória o que ACM fez. Isto porque sabemos apenas poucas coisas do que Toninho Malvadeza era capaz de fazer. Limite e humanidade? Isso não existiam no seu dicionário. Se para você não importa a forma nada lícita e humano como ele conquistou as coisas para Bahia e para si mesmo, sinto muito por vc defender esse pensamento. Em relação a Deus, só para o registro, quero lhe dizer que vc é salvo não porque tem de fazer as coisas para Deus. Para ser salvo basta apenas amar e reconhecer Jesus como Filho do Deus vivo e que veio ao mundo para morrer por TODO AQUELE QUE NELE ACREDITA.
    Quanto a Globo de Roberto Marinho é melhor vc assistir ao filme/documentário de Simon Hartog: “Muito Além do cidadão Kane” (1993) que conta a história dos envolvimentos ilegais e mecanismos manipulativos utilizados pelas Organizações Globo em suas obscuras parcerias para com o poder em
    Brasilia, incluindo fraudes em eleições, assassinatos encomendados por seus maiores figurões.
    Amigo, depois que vc assistir esse DOC, creio que os seus conceitos serão mudados.
    Forte abraço,
    Teresa

    ResponderExcluir