sexta-feira, 20 de julho de 2007

Fenagri e prostiuição: leilão de mulheres

Foto site Fenagri (www.fenagri2007.com)

A repercussão do artigo que fiz dia 18/07 sobre “O que a Fenagri tem a ver com a prostituição” foi realmente surpreendente. Confesso que nem eu mesma esperava tanto, inclusive da própria imprensa. Muitas pessoas ligaram, passaram e-mails e algumas postaram mensagens no blog.

Todas queriam mostrar à indignação em relação à campanha de prostituição explícita da casa de show Chalako associada à Fenagri, a maior feira de fruticultura irrigada da América Latina, que acontece de 18 a 21 de julho, na Orla Nova de Juazeiro/BA. Um evento grandioso, em nível internacional e que não deixa a desejar a nenhuma capital do país em termos organizacional e estrutural.

Como se fosse pouco a campanha publicitária com as peças de outdoor nos pontos principais das duas cidades expondo o “produto mulher” como objeto de venda, há também a distribuição de cartões e panfletos dentro da própria feira com o objetivo de estimular e conduzir o visitante a participar da “rodada de negócios” que acontece na casa de show: o leilão do “produto mulher”.

A formatação dessa “negociata” é estabelecida no recinto. O “produto” é exposto para platéia (de homens) em diversas “posições”, utilizando ainda os elementos que se associam a feira, como a uva e o vinho, ao som de melodias contagiantes. Em determinado momento começa o leilão. Os “compradores do objeto” (é podre isto!!) fazem o lance a partir do valor mínimo: R$ 1.000,00. O processo é semelhante aos grandes leilões de arte, de cavalo e gado: vence quem bancar o maior valor. O prêmio? Que neste caso, não é nenhum tipo de animal irracional ou obra de arte (plástica) é uma das “mulheres objeto” que seguirá com o “comprador” para um momento de orgia.

Consciente de que a prostituição é o comércio habitual ou profissional do “amor” sexual, ambos, não apenas a mulher estão envolvidos consensualmente num ato de degradação humana. Afinal, até onde conhecemos o conceito de mercado, ponto de encontro entre a venda e a demanda, o ser humano é invendável. Jamais poderia ser objeto de negociação. Portanto, nada justifica a ação mesmo que alguns possam dizer que isto sempre existiu desde a época de Cleópatra e das bacanais de Herodes.

O resultado desse marketing horrendo é a imagem prostituída de uma feira que tem no seu bojo projetos para viabilizar empreendimentos na região. Inclusive, em função das visitas de várias delegações estrangeiras ao evento com a presença de representantes de diversos segmentos entre eles jornalistas, o nível de propagação desse tipo de “entretenimento” deve ganhar proporções imagináveis. Até porque entre tantos argumentos para produção de matérias a mídia, em geral, trabalha exatamente com o fato novo, com coisas diferentes, que chamem atenção.

Este é um momento de muita reflexão por parte das instituições constituídas como o Ministério Público, Associação em Defesa das Mulheres contra violência, pastorais, igrejas, ONGs e a sociedade em geral. Afinal, o questionamento tem que ser feito no sentido de mudar este cenário. Até porque os que ganham com esse tipo de comercio não mexerão uma só palha para essa mudança e até argumentam que isto é um negócio como outro qualquer.

E os que perdem? Perdem os organizadores da feira, a população das duas cidades, a publicidade e a propaganda, as empresas que vendem suas imagens corporativas, os governos municipais e estaduais e a própria sociedade.

E a mídia neste contexto? A mídia perde a oportunidade de apresentar à sociedade todas as possibilidades de analisar, questionar e opinar esta realidade a partir dos fatos divulgados por uma imprensa comprometida em exercer o seu papel.

6 comentários:

  1. Amiga,

    Li esse artigo interessante hoje na Net, cuja discussão converge para o tema
    de seus dois últimos (excelentes) artigos.

    Podemos até estar remando contra a maré, mas não podemos deixar de nos
    manifestar, contundentemente, por uma sociedade que trate com dignidade a
    figura da mulher, dentre outras questões igualmente importantes.


    Beijos,

    Gleide

    ResponderExcluir
  2. Sensacionalista!

    "distribuição de cartões e panfletos
    dentro da própria feira com o objetivo
    de estimular e conduzir o visitante".

    Que grande mentira.

    ResponderExcluir
  3. Pra saber de tantos detalhes sobre esse "leilão", precisou se informar bem. Mas não foi o suficiente, pois é mentira. Ganhar notoriedade pode ser a sua intenção, mas deveria ser melhor informada para não cometer esse tipo de falha. Estive todos os dias na Feira e não vi ninguém distribuindo cartões nem panfletos da Casa de Shows.

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo,
    Pelo compromisso que tenho com a informação jamais faria algo do tipo "sensacionista", se assim vc quer caracterizar este fato, se não fosse real. Até porque não tenho interesses outros para isso. As fontes são reais e os fatos (infelizmente) também. Além disso, perceba que pela forma com a qual escrevo meus textos, assumo meu nome e a minha profissão e portanto, não tenho pra que esconder minha identidade e quem verdadeiramente eu sou.
    Teresa Leonel

    ResponderExcluir
  5. é por isso que o brasil nao vai pra frente...o povo só sabe falar..e meter o pau...trabalhar que é bom e procurar realmente o que é interessante sao poucos que fazem...

    ResponderExcluir
  6. Gostei demais da materia. eu questionava alguns cristãos nesta semana sobre os outdoors dos dois prostibulos desta cidade, infelizmente não temos mais os Jeremias (profeta), é necessario fazer alguma coisa, quem tirou os outdoors do ano passado se nao me engano foi a catolica e nós????????????????????????????////// vamos fazer alguma coisa.

    ResponderExcluir