quinta-feira, 26 de julho de 2007

A grande imprensa esqueceu o Caso Renangate?



Resta sempre uma esperança no fim do túnel para que a grande imprensa não durma no ponto, não deixe de provocar o debate e de manter a sociedade bem informada.

Ontem, circulou nos canais de TV que alguns dos documentos apresentados pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL) eram de empresas falsas. Ainda antes do início da perícia da Polícia Federal, exames feitos pelo Conselho de Ética do Senado apontavam graves irregularidades na documentação. A denúncia feita pelo Jornal Nacional no mês passado mostrou que estas mesmas empresas, a GF da Silva Costa e a Carnal Carnes, apesar de inexistentes, aparecem nos recibos entregues pelo senador ao Conselho de Ética.

Grande novidade! Parece até que o óbvio só é óbvio para quem quer aceitá-lo como óbvio. Espantoso é abrir no outro dia os grandes jornais em circulação e não ler nada sobre isso. Mesmo com a pauta abarrotada de informações sobre a tragédia “avisada” da TAM, que envolve erros na administração pública, é de suma importância que o Caso Renangate não seja apagado (opa! este termo pode virar CPI!!), adormecido. E por que não usar a plataforma online? Mesmo que algumas redações estejam mais preocupadas em alimentar a parte impressa da mídia, o suporte online cabe direitinho nesse contexto.

O que não pode acontecer é um escândalo como este que denegri a imagem do país como um todo e nivela a sociedade como inoperante fique guardado nas gavetas do Congresso como memorial. É bom lembrar que por muito menos há 14 anos Fernando Collor foi derrubado (ainda bem!!).

Importante ressaltar que o relatório do Banco Mundial, divulgado semana passada, mede o desempenho de 212 países no combate à corrupção e revela que o Brasil teve o pior controle da corrupção dos últimos dez anos: caiu de 59,7% em 2000, para 47,1% em 2006.

É nesse contexto que a imprensa assume um papel desafiador de manter e alimentar o leitor (que também é eleitor) das informações que correm nos corredores do Congresso Nacional. O que há por traz dos duelos que são travados na coxia da Casa representativa (?).

Não podemos esquecer que tragédias como essa da TAM associada aos caos dos aeroportos ajudam os larápios (que miseráveis... aproveitam até das dores das mães e parentes que perderam seus entes) a abafarem as falcatruas, trucagem e desvios do dinheiro público.

Este é um dos maiores desafios da mídia: atender a demanda reprimida da sociedade que está ávida por noticias. Se quisermos passar a limpo as instituições consagradas e representativas da democracia nacional, a grande imprensa não pode ficar omissa na sua função primordial.

0 comentários:

Postar um comentário